terça-feira, 15 de agosto de 2017

     14 MODELOS DA MARCA QUE SÓ PRODUZ BELÍSSIMAS OBRAS PRIMAS: BUGATTI!






                       Ettore Bugatti em 1926, ano de lançamento do Bugatti Type 41 Royale.



   A fábrica da Bugatti hoje, no mesmo lugar da antiga,
  em Molsheim na Alsácia, França.

  Ao fundo a casa do Ettore Bugatti.



      Ettore Bugatti nasceu em Milão na Itália em 1881, foi o  fundador da prestigiada marca de automóveis Bugatti, com sede na França, considerada uma das marcas de supercarros mais cara e luxuosa do mundo. Ettore Bugatti estudou na Escola de Belas Artes de Milão e aos 18 anos saiu sem terminar o curso, para trabalhar com o que lhe interessava: criar carros! Depois de algum tempo e já casado, foi trabalhar como engenheiro e designer de uma  fábrica de automóveis alemã, a Deutz.  Nas horas de folga, começou a criar o Type 10, um monobloco de ferro, que  levou três anos pra terminar, de 1907 a 1910! Quando o Type 10 ficou pronto, Ettore largou o trabalho e partiu nele com a família, para Molsheim na  região da Alsácia e foi aí, com esse carrinho apelidado por ele de "Le Petit Pur Sang" (essa expressão se tornou o slogan da marca) que ele conseguiu o apoio financeiro para começar a sua empresa e transformar o nome Bugatti numa  marca de sucesso! 

                            Type 10 
  O protótipo que muitos chamaram de lagosta, por causa cor        laranja!





     De 1924 a 1939 foram as fases de mais sucesso, época do lançamento do Type 35, vencedor de muitos Grandes Prêmios! Nessa época ainda não existia  a Fórmula 1. Em 1939 tudo começa a mudar, pouco antes do início da Segunda Guerra,  Ettore perdeu seu filho Jean Bugatti, engenheiro e designer, além de ser o piloto de testes da marca. Ele testava o Type 57 (mesmo carro que dias antes ele havia vencido a corrida em Le Mans) quando para desviar de um ciclista bêbado, ele bateu em uma árvore e morreu na hora! 


     Com a guerra a linha de produção estagnou, vieram os prejuízos! Depois do fim da guerra em 1945,  foram feitas tentativas de retomar a  linha de produção em Molsheim, mas a situação financeira era crítica.  E em 1947 Ettore morre de infecção aos 68 anos, os outros filhos tentaram continuar com a fábrica, mas em 1951 ela chega ao fim, suas portas são fechadas, mas os modelos históricos que produziu, ficaram para sempre!



      Em 1987 o italiano Romano Artiolli, compra a fábrica Messier Bugatti que produzia trens de pouso para aviões em Campogalliano e passa a produzir o Bugatti EB110, lançado em Versalhes em 1991,  a exatamente 110 anos do nascimento de Ettore Bugatti! Mas a má administração de Romano Artiolli o leva a falência também! 





      Em 1998 a Bugatti é  vendida para o grupo Volkswagen, a fábrica de Molsheim na Alsácia, onde tudo começou, é remodelada,  passa a produzir o esportivo Veyron em 2005 ,que aproveita alguns avanços tecnológicos do EB110. Em 2016 é produzido também em Molsheim, o sucessor do Veyron, o espetacular Bugatti Chiron, nome em homenagem ao piloto Louis Chiron!!
         



      São muitos modelos incríveis e belíssimos, compilei os que eu acho, os mais  representativos da marca!


     Type 13

Um carro mesmo e não um protótipo como o 10, chega com inovações tecnológicas como as 4 válvulas, por exemplo! O Type 13 participou do grande prêmio da França em Le Mans em 1911 ficando em segundo lugar!


  Type 15



    Type 15 Carrocerie Torpedo











      Type 17 




       Type 22 Brescia Roadster 


       Type 23 

 


            Type 35
      
Grande vencedor de corridas, chegou a ganhar mais de mil corridas nos anos 20! Foi nesse modelo que bailarina Isadora Duncan morreu, quando a echarpe em seu pescoço se enrolou na roda enquanto dirigia!

                   Type 35 B

                     Type 35 C




          Type 41 Royale
         Com esse carro lendário de 1932, a Bugatti supera a Rolls Royce, os carros preferidos da realeza europeia, por serem grandes e velozes, confiáveis, mas tornaram-se inferiores ao Bugatti em tecnologia, luxo e sofisticação! Grande parte do design desse carro veio dos desenhos de Jean Bugatti!



           O irmão de Ettore Bugatti que esculpiu esse elefante de bronze     para ser mascote do Royale!

    
  Type 46

        
Type 55 Super Sport

  
      Type57 SC
          O meu preferido! Projetado e desenvolvido pelo filho do                Ettore Bugatti, o Jean Bugatti! É muito lindo!









   


   Bugatti EB 110 GT
    Lançado em 1991 em Versalhes por Romano Artiolli!


       Bugatti Veyron EB 16.4
           Designer Jozef kaban da Volkswagen, produzido na fábrica de Molsheim na Alsácia!







      Chiron
      
Foi apresentado em 2016 no salão do automóvel de Genebra, sua velocidade máxima é de 463 Km/h mas o dispositivo limitador libera até 420/km/h, seu velocímetro tem a marca de 500km/h.
 








2 comentários:

  1. Respostas
    1. Estava contando a história da marca italiana Bugatti, por isso comecei lá atrás com os protótipos de 1907 até os dias de hoje! Se você for até o final da publicação, verá os modelos incríveis, como Bugatti Chiron exibido no Salão do Automóvel em 2017 em Frankfurt, que vem com o número 42 estampado pra mostrar que é o tempo que ele leva para acelerar de 0 a 400 km/h e frear completamente! Um carro pra poucos! Abraço!

      Excluir

ALGUNS DOS MAIORES DESIGNERS DE SAPATOS DO SÉCULO XX E SUAS CRIAÇÕES ESPETACULARES!           Ferragamo e os moldes ...