segunda-feira, 9 de julho de 2018


PETROBRAS: a empresa que já foi motivo de orgulho do Brasil e seus 7 tipos incríveis de plataformas!

Resultado de imagem para petrobras sede
     Não é preciso ser economista para perceber que a situação da Petrobras hoje em dia, está bem melhor! A maior empresa do Brasil, da América Latina e uma das maiores do mundo esteve no CTI e quase foi a óbito, vítima de fraudes, contratos ilícitos, desvios, agora está se recuperando!



       Sob nova gestão, lucrou 140 bilhões de reais no ano passado, ou seja, ainda é a maior empresa do Brasil, seu valor na bolsa é de 350 bilhões de reais!  E pensando assim em valores, devemos nos lembrar do mega campo petrolífero de Lula (o molusco, não confunda, como os campos de Merluza, Lagosta e Mexilhão) da bacia de Santos SP, que possui reservas maiores do que se imaginava!



        A grandiosidade do campo de Lula pode ser melhor assimilada, se você pensar que até pouco tempo atrás, a maior reserva do Brasil, era a de Roncador na Bacia de Campos RJ, com uma produção de 3 bilhões de barris e de menor qualidade, ainda por cima!
   A profundidade do campo de Lula é também espetacular e sua  perfuração é  inédita no mundo!



        O contrato de exploração da chamada cessão onerosa da Bacia de Santos, foi assinado em 2010  entre a Petrobras e o governo, nessa época não se sabia que a reserva era tão grande, daí o governo querer agora licitar, pois a estimativa, é que será preciso construir umas 17 plataformas!


    
 Como operadora a Petrobras detém 65% de participação, a inglesa BG Group 20% e a portuguesa Petrogal/Galp 10%, com certeza um bom negócio para todos e a garantia da recuperação total de uma empresa símbolo do Brasil e sonho de trabalho de 8 entre cada 10 engenheiros do Brasil! 


    
   Voltando ao assunto das plataformas que é o objetivo desse post, aprendi que elas podem ser de perfuração, de produção, que além de extrair o petróleo, faz a separação entre óleo, água e gás, ou as duas coisas: de perfuração e de  produção! Veja abaixo essas gigantes do mar!



Plataforma Fixa
Perfuração de poços e produção de petróleo a 300 m de profundidade.

Plataforma Semissubmersível 
Perfuração e produção, mais de 2.000 m de profundidade, possui mobilidade, pode mudar de um campo para outro.

Plataforma FPSO
Unidade Flutuante, pode produzir, armazenar e transferir petróleo, águas profundas e ultra profundas mais de 2.000 m!

Plataforma FPSO Monocoluna 
Perfuração, Produção, Armazenamento e Transferência. Uso em águas profundas e condições ambientais adversas, mais de 2.000 de profundidade. É a primeira no mundo com essas características, usada desde 2007 em Piranema no estado de Sergipe.

Plataforma TLWP (plataforma de pernas atirantadas)
Produção de petróleo até 1.500  m de profundidade.

Navio Sonda
Unidade flutuante usada na perfuração de poços, possui sensores acústicos e propulsores que neutralizam os efeitos dos ventos e ondas, para mais de 2.000 metros de lâmina d'água.

Plataforma Autoelevável
Perfuração em águas rasas 150 m de profundidade. Pode se movimentar e oferece muita estabilidade.

Para saber mais acesse: 
http://www.petrobras.com.br/infograficos/tipos-de-plataformas/desktop/index.html
http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/principais-operacoes/bacias/



2 comentários:

ALGUNS DOS MAIORES DESIGNERS DE SAPATOS DO SÉCULO XX E SUAS CRIAÇÕES ESPETACULARES!           Ferragamo e os moldes ...