terça-feira, 1 de agosto de 2017









10 CLÁSSICOS DA LITERATURA BRASILEIRA, DE TRÊS AUTORES ESPETACULARES, QUE VOCÊ ACHAVA QUE ERAM CHATOS E ENTEDIANTES E    VAI AMAR MUITO!!
#pracomeçaralerosclassicosnacionais


Muita gente deixa de ler os livros clássicos por puro preconceito com a idade das obras, deixando assim de se deleitar com leituras incríveis e deliciosas!! Saiba que o livro pode ter sido escrito a muito tempo, mas os dilemas, as dificuldades, os sentimentos e os interesses humanos são universais e estão sempre vivos e presentes apesar do tempo e do espaço. Vem comigo, vamos nos divertir, esses livros são demais!


Vamos começar com o escritor patriota e nacionalista, José de Alencar, cearense que nasceu em 1829.  Alencar ao contrário do amigo Machado de Assis que nunca fez uma faculdade, era formado em Direito e chegou a ser Ministro da Justiça. Seus romances urbanos ou regionais, procuraram sempre valorizar a cultura nacional, assim como, os dramas familiares, o cotidiano da vida de casal, a vida doméstica, os dilemas femininos. Leia também dele: Cinco Minutos, A Viuvinha, Iracema, A Pata da Gazela, O Tronco do Ipê, Guarani, Encarnação... 



Lucíola conta a história de uma moça de 19 anos que se ilude com um rapaz mau caráter e acaba sendo expulsa de casa pelo pai até que um dia... Leia!







 Diva  conta história de um médico que se   apaixona por uma moça que não suporta ser tocada por estranhos e... Leia!                                                                                                        
                                                                        






Senhora fala de Aurélia, moça pobre que se apaixona por rapaz ambicioso que prefere se casar com a ricaça, esse conflito de interesses revela a... Leia









                                     
Machado de Assis é outro escritor delicioso de ler,  era dez anos mais jovem que José de Alencar, nasceu em 1839. Machado foi um fenômeno, escreveu em quase todos os gêneros literários e figura ao lado dos gênios da literatura mundial! Era carioca, nascido no morro e filho de mulatos, lutou muito para ascender socialmente, foi crítico feroz da hipocrisia reinante entre os políticos e governantes de sua época! Machado trouxe o Realismo para a literatura e se valeu da  ironia e da psicologia para construir seus personagens e suas heroínas fortes decididas e apaixonadas!  Leia também dele: O Alienista, Esaú e Jacó, Helena, Memorial de Aires, Iaiá Garcia, Papéis Avulsos, Ressurreição, A Cartomante... 




      Dom Casmurro é o romance mais  discutido do Brasil, o personagem  Bentinho foi ou não traído pela esposa que tem os "olhos de ressaca"? Heim? O que você acha? Bentinho é casado com Capitu, tem um filho e um grande amigo, o Escobar! Tudo vai bem até o dia em que Bentinho cisma que foi traído pela esposa com o melhor amigo e... Leia! 




Em Memórias Póstumas de Brás Cubas, as memórias são póstumas mesmo, pois Brás está morto e enterrado, sendo assim é um defunto que vai contar sobre sua vida! Brás explica como morreu de pneumonia, fala de seu enterro e faz ironias e críticas aos amigos e à sociedade,  além de falar de seu amor por Marcela que é... Leia! 







A Mão e a Luva conta a história de Guiomar, uma moça pobre, mas com personalidade forte que tem como madrinha uma baronesa rica! Guiomar   deseja ascender socialmente e fica em dúvida quando passa a ser disputada por três pretendentes diferentes! Sim, os interesses falam mais alto que o amor para alguns! Qual dos pretendentes será a luva para a sua mãozinha? Leia!





Quincas Borba narra a triste história do ingênuo ou alienado Rubião, que ao ganhar uma herança fica na mira de um casal inescrupuloso que pretende lhe roubar a fortuna, usando os encantos de Sofia e... Leia!









Aluísio Azevedo foi contemporâneo de Machado de Assis e de José de Alencar, tendo nascido no Maranhão em 1857. Foi um grande observador do cotidiano das pessoas comuns, dos tipos interessantes que via nas ruas e assim baseado na realidade do que viu, ele construiu seus personagens! Naturalista acima de tudo,  nunca se prendeu ao falso moralismo, tendo sido um crítico da sociedade de sua época, combatendo o preconceito racial! Leia também dele: Livro de Uma Sogra, Demônios, A Mortalha de Alzira, O Coruja, Uma Lágrima de Mulher...


 Casa de Pensão narra a história do jovem Amâncio Vasconcelos que  sai do Maranhão e vai para o Rio de Janeiro para estudar medicina. Hospeda-se na casa de amigos de seus pais, mas começa a se interessar pela dona da casa! Depois se muda para uma pensão e passa a viver a boemia da noite carioca, farras, bebedeiras. Aos poucos vai sendo envolvido pelo ambiente corrupto e cheio de intrigas e tramas nessa pensão. Conhece Amélia irmã do sem caráter, João Coqueiro e... Leia!



O Mulato conta a história de Raimundo, que garoto ainda, foi levado para Portugal onde se formou em Direito! Depois de alguns anos, Raimundo volta ao Brasil em busca de suas origens e se depara com o preconceito racial, que até então nunca tinha sido vítima! Os segredos de seu passado são terríveis, Raimundo é fruto do amor proibido entre uma escrava e um... Leia!









Em O Cortiço Aluísio Azevedo se vale da ideia de que o meio influencia no caráter e no comportamento de uma pessoa. O cenário é um cortiço, um tipo de habitação coletiva, onde as pessoas vivem em condições precárias de higiene, alimentação e se submetem à exploração e à degradação. João Romão é um comerciante português ambicioso que quer subir na vida a todo custo, é dono de uma pedreira de uma vendinha e de um cortiço, que... Leia!












                                                                         

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALGUNS DOS MAIORES DESIGNERS DE SAPATOS DO SÉCULO XX E SUAS CRIAÇÕES ESPETACULARES!           Ferragamo e os moldes ...