sábado, 19 de maio de 2018


  EUROPA: AS 10 MARCAS DAS PORCELANAS MAIS DESLUMBRANTES DO MUNDO!
       
Os europeus levaram 800 anos, para descobrirem 
o segredo da incrível massa de porcelana chinesa: O 
OURO BRANCO, mas a espera valeu a pena!        




                    
             França/ Porcelanas de SÈVRES (1740)

     Em 1740 a bela  Madame Pompadour, a favorita do rei Luis XV, pediu para que a Manufactures de Sèvres, criasse algumas peças de porcelana! Na época, a Manufacture Sèvres era uma pequena fábrica de cerâmica, que ficava no castelo de Vincennes! 
   Depois, a pequena fábrica foi transferida para a cidade de Sèvres e em 1756, é criada a Cerâmica de Sèvres, cujas porcelanas ficaram conhecidas por toda a Europa, pela beleza, luxo e sofisticação! Confira abaixo essas maravilhosas obras de arte!


































                                               LOJA DA MANUFATURA DE SÉVRES


                França/ Porcelanas LIMOGES: Royal Limoges (1797) Haviland (1842) Bernardaud (1900)

    Em 1771, descobriu-se que havia argila caulim, indispensável na fabricação da porcelana, na comunidade Saint Yrieix la Perche, perto da cidade de Limoges, na França! 
   O economista Jacques Turgot ou Barão de Laune, viu ali uma oportunidade e incentivou o desenvolvimento da indústria de cerâmica, com a fabricação de porcelana e claro, deu certo, a  belíssima porcelana de Limoges ficou famosa no século XIX e o é até hoje! A fábrica da Limoge superou diversas dificuldades e se mantém ainda ativa, produzindo com qualidade inigualável! Confira abaixo o deslumbramento das peças!  






















 ]










                 Inglaterra/ Porcelanas CHELSEA (1743)

     A primeira fábrica de porcelana inglesa, foi fundada pelo prateiro francês Nicholas Sprimont e um sócio também francês, em 1743 na cidade de Chelsea na Inglaterra! 
    Sem apoio real ou da nobreza, passaram a criar peças de luxo, visando agradar a aristocracia inglesa, para isso se inspiraram nas porcelanas de Meissen e de Sèvres! Seus trabalhos tiveram muito prestígio, pela beleza e requinte de suas peças! Mas sem apoio, era complicado manter o alto padrão de qualidade!
    Em meados de 1769 a Chelsea enfrentou muitas dificuldades, que se agravaram com a doença de Nicholas Sprimont, a solução foi vender a fábrica para o proprietário da Royal Crown Derby, fundada em 1748, na cidade de Derby, por Willian Duesbury, ex pintor de porcelana da Fábrica de Porcelana de Chelsea! 
     



















       Alemanha: Porcelanas MEISSEN (1708) 

    Foi na cidade de Meissen, perto de Dresden na Saxônia em 1708, que a manufatura de porcelanas Meissen foi criada para atender a realeza!  As peças começaram a ser  produzidas pela  primeira vez, com pasta dura de porcelana, que foi desenvolvida pelo matemático, médico, físico e filósofo, (ufa) Ehrenfried Walther von Tschirnhaus! Em 1713 o sucesso das peças já havia se espalhado pela Europa, pelas datas podemos verificar que as porcelanas de Meissen são mais antigas que as de Sèvres e Limoges e também são belíssimas!
                                       













  Alemanha: Porcelanas ROSENTHAL (1907)

     Em 1879 o pintor Phillip Rosenthal,  junto com um amigo começou a vender as suas porcelanas brancas, de porta em porta! Com o tempo, se tornaram um sucesso e  foram consideradas peças de requinte! Dando continuidade ao sucesso, em 1907 é criada a marca Rosenthal! Depois de superar inúmeras crises ao logo do tempo, foi vendida em 1998, para o grupo Waterford Wedgwood, que também não resistiu às dificuldades!
   Hoje a marca Versace está ligada à Casa Rosenthal dando apoio a uma marca incrível que não pode parar jamais, suas peças são maravilhosas!


  


















       Portugal: Porcelanas VISTA ALEGRE (1824)

      A Vista Alegre foi a primeira fábrica de porcelanas de Portugal!  Foi fundada por José Ferreira Pinto Basto, numa época ainda incerta, abalada pelas Revoluções Liberais de 1820! O empreendedor José Ferreira comerciante e fazendeiro não se intimidou, pelo contrário, mandou foi seu filho Augusto, a Sèvres, para aprender com os franceses a fazer a massa correta da porcelana, e não é que deu certo, cinco anos depois a Vista Alegre recebeu o título de Real Fábrica, devido ao seu sucesso, peças maravilhosas! 




















                    Dinamarca: Porcelanas ROYAL COPENHAGEM (1775)

         Em 1775 a Royal Copenhagen foi criada pelo químico Frantz Heirich Muller, com o apoio da rainha da Dinamarca e da Noruega Juliane Marie! Em 1779, a Royal fez tanto sucesso com suas peças incríveis, que passou a ser a fábrica real do estado! A rainha era tão grande admiradora das porcelanas da Royal, que o símbolo da marca foi cunhado em sua homenagem, uma linda coroa e embaixo as ondas estilizadas, representando os três mares da Dinamarca, esplêndido!!   



















     Itália: Porcelanas RICHARD GINORI (1735)

     Carlos Ginori era um político e empreendedor italiano de Florença, que em 1735 produzia maiólicas, que são um tipo de vaso de cerâmica, com pouco caulim, portanto, uma peça mais porosa e menos branca que a porcelana! 
    Em 1740 ele conseguiu fazer a fórmula com as medidas certas de caulin e assim começou a produzir as porcelanas Ginori, consideradas de qualidade e luxo! Em 1896, a Ginori se fundiu com outra manufatura italiana e se tornou a fábrica de porcelana Richard Ginori, a mais antiga da Itália e a segunda mais antiga da Europa, ficando atrás apenas da alemã Meissen! 
   Em 2013 o Grupo Gucci comprou a marca dando-lhe um novo impulso, pois uma marca com peças belíssimas como essa não pode ser esquecida jamais!! 















                              




  

        Rússia: Porcelanas LOMONOSOV (1744)
      A Fábrica de Porcelana Lomonosov, a primeira da Rússia, foi fundada em 1744  pelo químico Dmitry Ivanovich Vinogradov, na cidade de San Petersburgo, com o apoio da czarina Izabel I, filha do czar Pedro o Grande! Parece que tanto o czar Pedro quanto sua irmã Elizabeth tinham interesses, em fundar uma fábrica de porcelanas na Rússia que pudesse atender a todos os Romanov! As peças belíssimas são mesmo dignas da realeza!














                Japão: Porcelanas NORITAKE (1876)

    Em 1876 um jovem  diplomata e empreendedor, chamado Ichizaemon Morimura, percebeu a oportunidade de comércio com os EUA, para isso, fundou uma empresa de porcelanas finas , a Morimura Brothers! Em 1904, outro empreendimento,  Ichizaemon cria a Nippon Toki Goumei Kaisha, exclusivamente de sua propriedade! As peças lindas e elegantes fazem muito sucesso, são mais conhecida hoje como Noritake! 
























Para saber mais:
Sobre coleções,vintage,contemporâneas, white e de colecionador da Limoges clique em:
 https://www.royal-limoges.fr/jardin-francais,us,3,68.cfm 
http://www.royalcollectionshop.co.uk/chinaware/collection/chelsea-porcelain.html
https://www.kovels.com/price-guide/pottery-porcelain-price-guide/rosenthal/Page-2.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALGUNS DOS MAIORES DESIGNERS DE SAPATOS DO SÉCULO XX E SUAS CRIAÇÕES ESPETACULARES!           Ferragamo e os moldes ...