sexta-feira, 17 de novembro de 2017




    8 FILMES BACANAS E INTERESSANTES SOBRE O BRASIL COLONIAL!!! IMPERDÍVEIS!
SE LIGA NA HISTÓRIA!


Não podemos esquecer que os filmes são uma representação do passado, do que pode ter sido, portanto, são influenciados pela época de sua produção e impregnados pela  visão de mundo e interesses de quem o produziu, mesmo que tenha sido feito com toda a isenção possível!
                Atenção, olhar crítico e reflexivo!


                                   BRASIL COLÔNIA
                              (1500 a 1822) 


                                Vermelho Brasil (2014)

       Em 1555  uma expedição liderada por Villegagnon chega ao Brasil com o intuito de criar uma colônia francesa que seria chamada de França Antártica, para isso, era preciso acabar com os indígenas e expulsar os portugueses. Apesar de algumas falhas, o filme consegue propor muitas reflexões sobre a visão etnocentrista de portugueses e franceses em relação aos indígenas aqui encontrados, a ideia de superioridade em relação à cultura divergente, sobre os valores, religião, hábitos, crenças e tabus. 


               UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA (2013)


     Um  amor que atravessa os séculos, a história do herói Abeguar um tupinambá imortal e Janaína, o filme é de animação e a linguagem é de HQ, muito bacana. O filme retrata seis séculos e quatro períodos históricos: 1566 um confronto entre os indígenas e os colonizadores portugueses, 1825 revolta da Balaiada, onde Abeguar é o próprio Manoel Francisco dos Anjos Ferreira, o Balaio, em 1968 ele luta contra a ditadura imposta pelo Regime Militar e no futuro em 2096 problemas com a escassez de água.

                                  DESMUNDO (2003)


                         Em 1570, as  órfãs portuguesas a partir dos 12 anos eram trazidas ao Brasil para se casarem com os colonizadores, tuteladas pelo Estado e pela igreja, essas meninas eram enviadas para que os colonos tivessem um casamento cristão e com uma mulher branca, evitando assim a miscigenação! O filme retrata a crueldade, a violência, o preconceito e o desprezo, a que a mulher era submetida nesse período quando vivia sob o domínio masculino, do estado e da igreja.

                        
                               HANS STADEN (1999)
                         Em 1554 o navio em que viajava o alemão Hans Staden naufraga no litoral de Santa Catarina, dois anos depois já no litoral de São Vicente em São Paulo, sai a procura do índio Carijó que era seu escravo e é capturado pelos índios Tupinambás, inimigos ferozes dos portugueses. Hans ficou quase um ano prisioneiro numa aldeia em Ubatuba.



                     O CAÇADOR DE ESMERALDA (1979)

    A saga do bandeirante Fernão Dias Paes Leme pelos sertões do Brasil, a mando do falido Império Português, em busca do mítico "Eldorado". Acompanhado por 800 homens, o bandeirante desbravou por sete anos o interior do Brasil, enfrentando os rigores do calor, das chuvas, insetos, animais perigosos, ataques indígenas, doenças, para encontrar esmeraldas, no fim voltaram apenas 15 homens trazendo turmalinas. Desconsidere a opulência dos trajes e as boas condições dos acampamentos que claro, não refletem a realidade dura dessa expedição!



                      ANCHIETA JOSÉ DO BRASIL (1977)
                                A vida do padre jesuíta espanhol, José de Anchieta que atendeu aos pedidos do  padre Manuel da Nóbrega para uma missão evangelizadora no Brasil.  Foi um dos pioneiros na introdução do cristianismo, era defensor dos indígenas e fundou a cidade de São Paulo. Em 198o foi beatificado pelo papa João Paulo II e em 2014 foi canonizado pelo papa Francisco.


XICA DA SILVA (1976)

A história do contratador de diamantes João Fernandes que vem ao Brasil  a serviço do rei de Portugal e se apaixona pela escrava Francisca da Silva. Xica altera a ordem e as relações de poder nesse período, passa a se comportar como fidalga, exercendo mando possuindo jóias e escravos.



OS INCONFIDENTES (1972)

O mais interessante nesse filme, além do período histórico representado, são os diálogos de duplo sentido, usados como uma crítica velada à ditadura no Brasil, época em que foi produzido.



Um comentário:

ALGUNS DOS MAIORES DESIGNERS DE SAPATOS DO SÉCULO XX E SUAS CRIAÇÕES ESPETACULARES!           Ferragamo e os moldes ...