domingo, 15 de julho de 2018

OVOS FABERGÉ, AS JÓIAS DO IMPÉRIO ROMANOV!




     Os exclusivos ovos de Fabergé, pertencentes a última família imperial que governou a Rússia, os Romanov, são considerados uma preciosidade, uma obra prima da joalheria, são avaliados e adquiridos em leilões por milhões e milhões de dólares! Feitos em ouro e prata, cravejados de pedras preciosas como diamantes e rubis, os ovos Fabergé possuem cerca de 13 cm e quando abertos, revelam uma surpresa em seu interior, são ricas jóias, admiradas por sua beleza e perfeição! 




       A história dos ovos Fabergé começa na Rússia imperial, em 1884, quando o czar Alexandre III, encomenda um ovo ao joalheiro exclusivo de sua corte, Peter Carl Fabergé, para presentear sua esposa, a czarina Maria Feodorovna, na época da páscoa! 





      Na páscoa de  1885, um ovo de ouro que ao ser aberto continha uma galinha chocando uma safira, foi presenteado à czarina e claro, ela adorou  a preciosidade, começou aí a tradição, todo ano o czar encomendava um ovo ao Fabergé, para presentear a esposa  na páscoa! 








     Quando o czar Alexandre III morreu, seu filho Nicolau II continuou a tradição, presenteando sua mãe e sua esposa Alexandra, com os ovos de ouro e prata! Foram confeccionados de 1885 a 1917, 56 ovos preciosos, cada um representando motivos diversos, como eventos ou comemorações da família imperial! 










      Com a Revolução Russa em 1917 e consequentemente, o fim do império, todos os tesouros da família Romanov foram confiscados, até 1994 era sabido o destino de  44 dos ovos de Fabergé, estão  nas mãos de colecionadores e museus, o restante ainda é procurado pelo mundo!













Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALGUNS DOS MAIORES DESIGNERS DE SAPATOS DO SÉCULO XX E SUAS CRIAÇÕES ESPETACULARES!           Ferragamo e os moldes ...